terça-feira, 28 de julho de 2015

MANUAL ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA - DGS


Um estilo alimentar que em Portugal já tem cerca de 30 mil seguidores
Direcção-Geral da Saúde (DGS) lançou um manual dedicado à alimentação vegetariana, com esclarecimentos, informações nutricionais, benefícios e riscos de um estilo alimentar cada vez mais procurado.
No site www.nutrimento.pt pode encontrar esclarecimentos, benefícios e riscos de um estilo alimentar que em Portugal já tem cerca de 30 mil seguidores.
“Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável” é um manual que tem como objectivo promover a informação disponível nas instituições de saúde sobre os benefícios de consumir produtos de origem vegetal e simultaneamente contribuir para um maior conhecimento dos profissionais de saúde e da população em geral, evitando erros que possam colocar a saúde em risco, explica a Rádio Renascença.
“Sentimos por parte dos profissionais de saúde, nomeadamente na área da nutrição, um aumento de pedidos de informação sobre alimentação vegetariana e particularmente a estrita”, disse à Lusa Pedro Graça, director do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS e um dos autores do manual.
Os estudos internacionais apontam para um número crescente de vegetarianos a cada ano – influenciados em grande parte pelo aumento das preocupações com a protecção do ambiente e dos animais – sobretudo entre a população mais esclarecida e estudantes universitários.
Por outro lado, há cada vez mais informação online sobre vegetarianismo, muita dela sem qualidade ou a tentar vender produtos comerciais, o que origina má informação, acrescenta o responsável.
O manual contém uma breve história sobre os conceitos associados à alimentação vegetariana, os benefícios, os riscos, os principais alimentos e as suas classificações, poendo dividir-se em ovolactovegetariana (exclui carne e peixe, mas inclui ovos e lacticínios) ou vegetariana estrita ou vegana (que exclui todos os alimentos de origem animal).
Hoje em dia há cada vez mais livros, receitas e revistas, bem como menus alternativos nos restaurantes com opções vegetarianas, mas a DGS nunca tinha publicado orientações sobre a alimentação vegetariana, quando uma das conclusões do relatório 2015 sobre a saúde dos portugueses é que os motivos que mais influenciam a perda de anos de vida com qualidade saudável é a alimentação não saudável, principalmente pobre em fruta e hortícolas.
Neste sentido, Pedro Graça alerta para a necessidade de incorporar vegetais e hortícolas na alimentação, devido às suas funções protectoras das células.
“Estudos científicos demonstram que quando aumenta deste consumo há maior protecção da célula face a doenças como a oncológica e a cardiovascular”, disse, especificando que quando ultrapassa os 400 gramas por dia, se estima que tenha efeito protector.
O responsável sublinha ainda que para se seguir esta dieta não é necessário adoptar um padrão alimentar distinto, mas apenas “valorizar o que há”, uma vez que a tradição alimentar portuguesa é muito rica em vegetais.
“A questão proteica é a que nos preocupa mais. Na ovolactovegetariana essa carência está acautelada. Aliás, quem quer começar uma dieta vegetariana deve começar inicialmente pela ovolactovegetariana, particularmente as crianças”, frisou o nutricionista.
Fonte: omeubemestar

Clique na fotogragia para fazer download do novo manual “vegan” da DGS

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Last Week Tonight with John Oliver: Food Waste (HBO)


Para activar as legendas Saiba como activar as legendas em  Português: clique aqui....

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Workshop Básico de Raw Food Solidário

WORKSHOP BÁSICO DE RAW FOOD SOLIDÁRIO 

Dias 8, 9 e 10 de Julho das 10h às 13h 

Aprenda a preparar refeições desintoxicantes para o corpo e para a mente e a explorar novos sabores e superalimentos

Divirta-se a preparar alimentos plenos de energia para a sua família para o quotidiano e para ocasiões festivas
Aprenda a criar refeições sexy e irresistíveis

1º dia:
Noções básicas de raw food: equipamentos, técnicas
Alternativas aos lacticínios: leites, patês, queijos
Bebidas alcalinizantes e adelgaçantes
2º dia:
Sumos e smoothies desintoxicantes
Sopas, saladas e molhos sem gorduras
3º dia:
Entradas, wraps e rolos, pratos principais
Sobremesas fáceis

Formadoras:
Márcia Almeida - Naturopata, psicóloga, presidente da ComMedida (IPSS de Apoio a doentes com Distúrbios Alimentares). Autora do e-book "Cruzinhando"
Isabel Costa - Naturopata e autora dos livros "Pela Sua Saúde!" e "Era Uma Vez Um Hambúrguer!"

Local: Associação Pétalas Cósmicas
Rua Teixeira Pascoais, 21 - B
Lisboa (perto do metro Roma)

Contacto para inscrição:
929084049/ 211 561 754 - Associação Pétalas Cósmicas
965 493 081 (Márcia) / 915 244 474 (Isabel)

Valor pré-pago:
100 euros pelos 3 dias ou 40 euros por aula

CINCO euros de cada participante em cada aula destinam-se aos tratamentos do gatinho Cristal
(O Cristal foi encontrado com três fracturas nas patas traseiras, com problemas neurológicos e incontinência fecal e urinária. A sua situação tem vindo a alterar-se de forma positiva, estando presentemente a ser alvo de tratamentos holísticos, designadamente de acupunctura (Para mais informações podem visitar o site da pessoa que está a cuidar dele: www.facebook.com/marinabpires ou da veterinária holística,
dra. Dinora Xavier, www.facebook.com/veterinariaholistica.dradinoraxavier).

Todos os participantes poderão oferecer também comida para cães e gatos que será entregue às pessoas que, além do Cristal, têm outros animais a seu cargo.

Portugal é um Raw Food Paradise!
Para quem gosta da boa comida crua, de Norte a Sul de Portugal vamos encontrar lugares fantásticos para visitar e degustar as especialidades de cada região.

Raw Food: Fresco, orgânico, saudável, temos variedade e abundância em Portugal.

Graças aos esforços de alguns dedicados agricultores locais encontramos vegetais, frutas e hortaliças orgânicos prontamente disponíveis. Deliciosas frutas locais como pêssegos, bananas, cerejas, ameixas, uvas, peras crescem em muitos quintais. E superalimentos, como feijão orgânico e azeite de oliveiras virgem.

Cursos de Comida Viva são oferecidos pela união da “Alquimia Alimentar” e do “Leite da Tera” que juntas criaram as Vegan Chef Portugal. Os cursos têm uma base consistente em teoria e prática!
Graças a esta rica diversidade natural, Portugal é um destino preferido de Raw Foodies de toda a Europa

Portugal é um país que atrai centenas de visitantes que gostam de comer Raw Food, vegans. É também ponto de encontro de muitos Foodies Chefs e até mesmo de alguns dos pioneiros do movimento alimentos crus.